Crochê

Crochê, Crochet ou uncinetto, assim como conhecido em outras línguas é um artesanato em forma de renda, tecido com uma agulha com ponta em forma de gancho.

Porém a arte oferece várias técnicas, porque alternando os acessórios e pontos utilizados pode-se fazer a arte de diversas maneiras.


Quais as técnicas de crochê você conhece ou mais utiliza?

Logo em seguida, podemos aprender mais sobre algumas técnicas utilizadas e suas variações.

Filé:

como fazer tapete em crochê filé
Filé

O filé é conhecido por formar desenhos entre os espaços dos pontos. Portanto os pontos são trabalhados em forma de rede (abertos) alternados por pontos (fechados) na parte onde forma o desenho.

Aprenda como fazer crochê filé em passo a passo.

Irlandês

Blusa em crochê Irlandês

A técnica Irlandesa consiste em montagem de flores, folhas e formas geométricas confeccionadas separadamente e feitas com linha fina. Trabalhada desta maneira, pode ser executada diversas peças, inclusive apliques e sobreposições em outras peças.

É um trabalho demorado que exige bastante paciência, mas com um resultado bem recompensador por ter semelhança com a renda.

Tunisiano

Tunisiano

O tunisiano, assim também conhecido como afegão, é uma técnica que usa um gancho alongado, muitas vezes com uma rolha no cabo, chamado gancho afegão.

Às vezes é considerado uma mistura de crochê e tricô. Como tal, algumas técnicas utilizadas em tricô também são aplicáveis ​​em crochê tunisiano, portanto são executadas somente com uma agulha.

As duas técnicas explicadas abaixo são semelhantes para a confecção.

.

De Grampo

Blusa em crochê de grampo

É popularmente conhecido assim, devido ao uso do tear, pois o mesmo lembra um grampo grande que pode ser de plástico, aço, ou mais comum de madeira.

Os trabalhos executados no tear de grampo são bem rentáveis, pois são trabalhadas nele várias tiras que são posteriormente unidas entre si através dos pontos. Aprenda como fazer crochê de grampo.

De Régua ou Peruano

Semelhante ao de grampo, o crochê Peruano é trabalhado com uma agulha de tricô grossa e uma agulha de crochê.

Do mesmo modo, a agulha de tricô pode ser substituída por uma régua comum, onde irá ser confeccionada a tira.

Assim, nesta técnica o que define os pontos largos são o tamanho da agulha de tricô ou a largura da régua utilizada.

Ponto Peruano

Gostou das técnicas aqui ensinadas?

Que tal agora, aprender em passo a passo peças especiais como Amigurumis, flores de crochê, roupas de crochê, tapetes de crochê, e muitas outras novidades mais no curso oferecido gratuitamente pela professora artesã Luciene Targa.

%d blogueiros gostam disto: