Como fazer aumentos e diminuições em crochê

Como fazer aumentos e diminuições em crochê?

Muitas vezes queremos aumentar ou diminuir um ou mais pontos na nossa peça de crochet, para criar um determinado motivo ou simplesmente porque o trabalho assim o exige, como é comum em peças de vestuário, mas como fazer aumentos e diminuições em crochê?

Vejamos como fazer aumentos no crochê

AUMENTAR
Aumentar no crochet, significa trabalhar mais do que um ponto sobre o mesmo laço da carreira anterior e representa-se pelo símbolo “\/” (em forma de v).
Para isso (o processo é sempre o mesmo, independentemente do tipo de ponto escolhido), quando chegar ao momento do seu trabalho em que pretende fazer um aumento, basta trabalhar o pontos como normalmente faria mas sem avançar na carreira onde se encontra.
Exemplo: está a fazer um ponto alto e pretende aumentar um ponto a meio da carreira que está a executar.
Tem que trabalhar os dois pontos altos no mesmo laço seguinte (laço da carreira imediatamente abaixo, onde iria trabalhar apenas o laço seguinte).
DIMINUIR
Diminuir no crochet, significa trabalhar mais do que um ponto consecutivo, sem os terminar completamente, para depois os fechar num mesmo laço e representa-se pelo símbolo “/\” (em forma de v invertido). Para isso (e aqui também o processo é sempre o mesmo, independentemente do tipo de ponto escolhido), quando chegar ao momento do seu trabalho em que pretende fazer uma diminuição, basta trabalhar o pontos como normalmente faria mas sem os terminar completamente, para depois os “fechar” num só laço.
Exemplo: está a fazer um ponto alto e pretende diminuir um ponto a meio da carreira que está a executar.
Tem que trabalhar os dois pontos altos seguinte mas só até ao passo imediatamente antes de os terminar. Depois de o fazer, dê uma laçada na agulha e feche os pontos juntando-os no mesmo laço (passe o fio pelo interior dos três laços que ficaram na agulha).
Tem também os aumentos de pontos alongados, onde se executa um cordão de correntes pela lateral, emendando o fio na outra lateral, e logo em seguida sobe os pontos trabalhando pela extensão pretendida.
Veja abaixo: Pontos de crochê trabalhados sobre os aumentos
Assista o vídeo aula, com passo a passo das técnicas aplicadas acima, e de como fazer também aumentos em correntinhas.

2 thoughts on “Como fazer aumentos e diminuições em crochê

  • 12/01/2018 at 19:03
    Permalink

    Gostei muito dessas explicações, pois sempre tive dificuldade para fazer aumentos e diminuições no croche, por isso nunca fiz sequer uma camiseta em croche. Quem sabe, agora eu possa me arriscar. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

%d bloggers like this: