Crochê Filé

Crochê Filé

Autêntica arte popular, o crochê filé é a mais simples das técnicas de trabalho em crochê, pois se baseia em dois pontos fundamentais, responsáveis pelo surgimento de verdadeiras “peças únicas”. Consiste na execução de pontos altos separados por dois pontos correntinha (em geral dois) que formam os quadrados vazios,e de grupos de pontos altos (em geral três) que formam os quadrados preenchidos. Os quadrados vazios formam o fundo reticulado, os preenchidos formam os motivos.

Muito em moda na segunda metade do século passado, o crochê filé reencontra hoje a sua identidade em cada um dos trabalhos ou peças de roupa branca da casa, de lençóis a toalhas, dos galões ás cortinas.

O trabalho em crochê filé “cresce” com rapidez e, devido á sua fácil execução, também permite aos novatos realizar trabalhos muito interessantes.

 

O PONTO REDE DO CROCHÊ FILÉ

Quadrados vazios

  • Carreira de Ida

1-Faça uma correntinha e trabalhe o primeiro ponto alto na 8ª correntinha a partir da agulha. Essas sete correntinhas formarão o primeiro quadrado vazio: as duas para a base da primeira carreira, três substituindo o primeiro ponto alto e as outras duas fechando o quadrado.

 

2-Faça duas correntinhas, pule duas correntinhas de base e trabalhe um ponto alto que irá formar o lado do segundo quadrado. Continue com esses movimentos até o final da carrreira.

 

  • Carreira de volta

1-Comece a carreira de volta fazendo cinco correntinhas: três substituindo o 1° ponto alto da beirada e as outras duas para a base da segunda carreira.

2-Trabalhe um ponto alto sobre o ponto alto de baixo.

3-Continue a carreira formando os quadrados vazios e termine com um ponto alto na terceira correntinha da carreira anterior.

 

TÉCNICAS DO CROCHÊ FILÉ

  • Quadrados preenchidos sobre um quadrado vazio

Trabalhe um ponto alto sobre o ponto alto da carreira anterior e dois pontos altos nas duas correntinhas; depois, faça um ponto alto sobre o ponto alto seguinte.

 

  • Quadrado preenchido sobre um quadrado preenchido

Trabalhe um ponto alto em cada um dos três pontos altos da carreira anterior; faça o quarto ponto alto sobre o ponto alto da carreira anterior.

 

AUMENTOS E DIMINUIÇÕES NO CROCHÊ FILÉ

No início e no final da carreira

No trabalho da rede do crochê filé, os aumentos e diminuições são executados no início e no final do trabalho de modo que se obtenha o modelo desejado.

 

  • Aumentos de quadrados vazios Quadrado vazio no início da carreira

Faça sete correntinhas: duas representam a base do novo quadrado; três correntinhas, o ponto alto lateral, e duas, as correntinhas de base da carreira seguinte. Introduza depois a agulha no primeiro ponto alto da base e faça um ponto alto. Continue o trabalho normalmente.

  • Dois ou mais quadrados no início da carreira

Para aumentar dois quadrados, faça dez correntinhas e trabalhe o primeiro ponto alto na  8ª correntinha a partir da agulha.

Faça duas correntinhas e trabalhe o segundo ponto alto sobre o primeiro ponto alto da base. Mais quadrados vazios no início da carreira são aumentados seguindo a mesma técnica: calcular três correntinhas para cada quadrado mais quatro para formar a borda.

  • Quadrado vazio no final da carreira

Faça duas correntinhas e depois faça um ponto alto triplo, introduzindo a agulha onde o último ponto alto foi fechado.

  • Dois ou mais quadrados vazios no final da carreira

Para aumentar dois ou mais quadrados, faça duas correntinhas para cada quadrado e trabalhe um ponto alto triplo, introduzindo a agulha no 2° remate do ponto alto triplo recém-executado.

AUMENTOS DE QUADRADOS PREENCHIDOS

  • Um ou mais quadrados preenchidos no início da carreira

Para aumentar um quadrado preenchido, faça cinco correntinhas, um ponto alto respectivamente na quarta e na quinta correntinha a partir da agulha, e depois, um ponto alto sobre o ponto alto da carreira anterior. Continue o trabalho. Para aumentar dois ou mais quadrados preenchidos no início da carreira, faça três correntinhas para cada um dos quadrados a serem aumentados mais quatro, e , começando na 4ª correntinha a partir da agulha, faça um ponto alto em cada uma das correntinhas seguintes e um ponto alto sobre o 1° ponto alto da carreira anterior.

 

  • Um quadrado preenchido no final da carreira

Faça um ponto alto duplo introduzindo a agulha na base do último ponto alto executado. Trabalhe outro ponto alto duplo introduzindo a agulha no primeiro remate do ponto alto duplo anterior. Complete o quadrado trabalhando um ponto alto duplo no primeiro remate do segundo ponto alto duplo. em seguida, para aumentar dois ou mais quadrados preenchidos no final da carreira, trabalhe três pontos a mais para cada quadrado.

 

DIMINUIÇÕES DE QUADRADOS VAZIOS E PREENCHIDOS

  • Diminuições no começo da carreira

Para executar as diminuições de quadrados vazios ou preenchidos no início da carreira, trabalhe pontos baixíssimos, um sobre cada ponto da carreira anterior, até atingir o ponto da carreira anterior (o ponto desejado). Prossiga o trabalho, não se esquecendo que o primeiro ponto alto da carreira seguinte será formado por três correntinhas.

  • Diminuições no final da carreira

Para executar a diminuição de um quadrado vazio ou preenchido no final da carreira, trabalhe um ponto alto sobre o penúltimo ponto alto de base.

Depois,, vire o trabalho e comece nova carreira. Para diminuir dois ou mais quadrados, depois de haver trabalhado o último ponto alto, interrompa o trabalho sobre o número necessário de quadrados, vire e continue com a carreira seguinte.

 

COMO LER UM ESQUEMA DE CROCHÊ FILÉ

Para realizar um motivo de crochê filé é necessário seguir o esquema quadriculado: cada quadrado com um “X” representa um quadrado preenchido que forma o motivo, e cada quadrado vazio indica a rede.

A leitura do esquema de crochê filé é muito simples: basta seguir a legenda ao lado do motivo, que indica o significado dos símbolos. O esquema se lê de baixo para cima, e o motivo é indicado em carreiras de ida e volta alternadamente da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.

Saiba mais sobre o Crochê e sua evolução….

Saiba mais sobre as agulhas de crochê, como escolher a sua?

Como aprender crochê e interpretar gráficos de crochê? Um passo a passo completo para você!!!

loja luartscroche

Luciene

Sou mãe, mulher, esposa, e artesã, apaixonada pela arte do crochê... Através de minha experiência com a Arte, venho divulgar meus conhecimentos para quem deseja aprender tudo sobre o crochê.

%d bloggers like this: